Campanha Banda Larga é um Direito Seu!


A Campanha Banda Larga é um Direito Seu!, que defende o acesso à internet em banda larga como um direito fundamental dos cidadãos, será lançada na segunda-feira, dia 25 de abril, com atividades em várias cidades.

Os objetivos da campanha são debater o assunto e mobilizar blogueiros, ativistas da cultura digital, entidades de defesa do consumidor, sindicatos e centrais sindicais, ONGs, coletivos, usuários com ou sem internet em casa e todos que acham que o acesso à internet deveria ser entendido como um direito fundamental.  Essa mobilizacão já começou, com a divulgação de um texto assinado por 41 entidades defendendo a transformação da banda larga em serviço prestado em regime público.

O documento questiona a cessão da faixa de 450 MHz às teles, o uso do ônus da concessão (2% da receita a cada dois anos) para financiar metas de universalização, a retirada das obrigações de backhaul do Plano Geral de Metas de Universalização 3. As entidades avaliam que as medidas em discussão no governo para ampliar o acesso à banda larga — no Programa Nacional de Banda Larga, na aprovação do projeto de lei que permite o uso do Fust para serviços de banda larga e no Plano de Metas de Universalização das concessionárias — beneficiam as operadoras de telecomunicações.

O lançamento nacional será feito em plenárias simultâneas em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Brasília, com transmissão pelo site. Os interessados poderão se reunir em São Paulo, no Sindicato dos Engenheiros (Rua Genebra, 25, Centro), às 19 horas. No Rio de Janeiro, no Auditório do SindJor (Rua Evaristo da Veiga, 16, 17º andar), às 20h30. Em Salvador, no auditório 2 da Faculdade de Educação da UFBA (avenida Reitor Miguel Calmon s/n – Campus Canela), às 19 horas. E em Brasília, no Balaio Café (CLN 201 Norte, Bloco B, lojas 19/31), em horário que ainda será definido. Ver + http://campanhabandalarga.org.br/


Bandalargar from Pedro Ekman on Vimeo.


Deixe uma resposta