Movimento “SOS” quer impedir remoção de figueira

 O movimento intitulado “SOS Figueira Parque Celso Daniel” mobiliza, desde a semana passada, seguidores das redes sociais – facebook e twitter – para a realização do abraço simbólico da árvore.

A iniciativa visa demover a intenção encontrada inicialmente de remover a figueira, depois da morte, na semana passada, de uma moradora de 68 anos que, durante caminhada no local, foi atingida por um galho da árvore.

“Nós queremos uma análise técnica mais aprofundada. Não basta tirar a árvore até porque o parque está abandonado. É preciso discutir mais essa questão”, diz o sociólogo Alan Ferreira, idealizador do movimento. Segundo ele, cerca de 100 pessoas são aguardadas no fim da tarde desta terça-feira (19/04) para o ato.

DPAV

O diretor do DPAV (Departamento de Parques e Áreas Verdes) da Prefeitura de Santo André, Valdemar Campião Júnior, disse na semana passada que o fato da figueira ser tombada pelo Comdephaapasa (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André) desde junho de 1992, não impedirá que ela seja derrubada. “Ela já é uma árvore antiga e seu ciclo de vida já está chegando ao fim, então acredito que ela será, de fato, cortada, mas isso depende de aprovação de diversos departamentos envolvidos ainda”, explicou, sem dar prazo para a decisão nem para o corte.

Sobre a queda do galho de cerca de 15 metros de comprimento na última quarta, que atingiu e matou Leda da Silva Maubrigades, o diretor afirmou que a árvore sofre com problemas de fungos. “Externamente ela está sadia, não tem nada, mas depois da queda fizemos uma vistoria técnica e descobrimos que ela está atacada por fungos no centro”, conta.

Leandro Amaral – http://www.reporterdiario.com.br


One Comments

  • Denise

    19 de Abril de 2011

    Pois é o governo municipal não cuida da figueira, não cuida do parque, não cuida da saúde, não cuida da educação… Esse é um governo que NÃO cuida da cidade e NÃO cuida de você!!!! EU JÁ SABIA!!!!!!!!!!!!!!

    Reply

Deixe uma resposta