Aidan lidera rejeição com 29,8% e o seu governo é reprovado por 40,7%

Levantamento realizado pelo Instituto UP (Unidade de Pesquisa), em Santo André, coloca novamente PTB e PT lado a lado na disputa pela Prefeitura em 2012.

Realizada em 9 dezembro, a pesquisa, realizada entre pré-candidatos da cidade, aponta o atual prefeito Aidan Ravin (PTB) com 29,2% da preferência do eleitorado da cidade. Carlos Grana (PT), pré-candidato petista ao Executivo, segue de perto Ravin, com 21,6 % da preferência do eleitorado de Santo André. A pesquisa possui margem de erro de 3,5% e ouviu 809 pessoas. O intervalo de confiança do levantamento é de 95,5%.

“Hoje, o start que temos na cidade é esse. O Aidan é um divisor de água, com história de amor e ódio com o eleitor. Ele terá de provar no último ano de mandato que tem capacidade de se reeleger”, afirma Sindei Kuntz, sócio-fundador do UP. “O Grana teve boa votação em 2010, tem tido grande exposição na cidade e foi escolhido por consenso o pré-candidato do PT. Então não há novidade nenhuma nisso”, analisa.

Em terceiro lugar na pesquisa vem o vereador tucano Paulinho Serra, cotado para apresentar chapa própria. Com 10,1% da intenção de votos, o parlamentar se coloca como terceira força em Santo André, ao despontar à frente de Raimundo Salles (PDT), lembrado por 5,6% dos entrevistados. “Numericamente, os dois estão muito próximos, se levarmos em consideração a margem de erro. Mas o Paulinho é vereador, tem mandato. Ambos terão importância muito grande em 2012”, diz Kuntz.

Rejeição – No que tange à rejeição dos virtuais candidatos, Aidan Ravin (PTB) fica na primeira colocação, com 29,8% dos entrevistados. Carlos Grana (PT) e Paulinho Serra (PSDB) mantêm quase a mesma marca, com 11,1% e 10,1%, respectivamente. Edgard Brandão (PSC), com 9,9%, e Raimundo Salles (PDT), com 6,9%, fecham a lista daqueles cujo eleitorado entrevistado não escolheria para comandar a Prefeitura de Santo André. Nos âmbitos estadual e nacional, a presidente Dilma Rousseff (PT) foi avaliada com ligeira vantagem em relação ao governador Geraldo Alckmin (PSDB). Há menos de ano no comando do País, Dilma tem 74,2% de aprovação do eleitorado andreense, enquanto Alckmin chega a 72,4%.

Aprovação – Além dos números de pré-candidatos ao Executivo de Santo André em 2012, o levantamento mediu a avaliação do governo Aidan junto ao eleitor local. A pesquisa aponta 47,7% de aprovação da atual Administração andreense, ante 40,7% de rejeição. Dos 809 entrevistados, 5,8% consideraram ótima a atual Administração, 25,8% a classificou como boa e outros 16,1% apontaram como regular positivo. A pesquisa realizada pelo Instituto UP também avaliou a administração do prefeito de Aidan Ravin por setores. Quando questionado qual seria a área que tem maior atenção por parte do governo Aidan, a ampla maioria dos entrevistados – 29,9% deles – afirmou que nenhuma área tem sido priorizada pelo Executivo.
Seguindo a mesma linha do levantamento, em seguida a área de Saúde do município é a mais bem avaliada, com 18,9% da preferência do eleitor andreense que foi entrevistado. Em segundo lugar vem a Educação, lembrada por 14,6%. Limpeza e Conservação de Praças e Vias Públicas, Habitação e Assistência Social completam a opinião dos entrevistados, com 4,2%, 3,2% e 1,9%, respectivamente.
Veja o relatório da pesquisa:

Relatório da pesquisa de Santo André

http://www.reporterdiario.com.br


Deixe uma resposta