Uma pesquisa da Quaest divulgada nesta quarta-feira (10) revela que 54% dos eleitores aprovam o presidente Lula. A pesquisa também mostra que a avaliação positiva do governo subiu para 36%. Para os parlamentares do PT na Câmara dos Deputados, isso demonstra que os brasileiros estão sentindo os efeitos das políticas públicas e da redução das desigualdades no país.
“Continuaremos trabalhando incansavelmente pela reconstrução do Brasil. Esta melhora é fruto da nova agenda que o presidente Lula está implementando em todo o país”, declarou o líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE).
Banco Central
A pesquisa indica que 66% dos entrevistados apoiam Lula em suas críticas à política de juros do Banco Central. Além disso, 53% dos participantes não acreditam que as declarações do presidente contribuíram para a alta do dólar. A presidenta do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), comentou: “Esse resultado mostra que o povo apoiou um projeto de país que está sendo prejudicado por Campos Neto. A população está cansada de ser prejudicada e de ver o crescimento econômico ser dificultado.”
O deputado Alexandre Lindenmeyer (PT-RS) salientou que, com a inflação baixa, a renda e o emprego estão melhorando a percepção econômica entre os mais pobres. A pesquisa também revela que a aprovação do governo aumentou entre mulheres e evangélicos.
Resultados
Para a deputada Ana Pimentel (PT-MG), a avaliação positiva é fruto do trabalho do governo em ampliar as oportunidades para o povo. “Nosso presidente está avançando. Esse crescimento reflete o trabalho positivo do presidente e mostra o impacto das políticas públicas na criação de oportunidades para as pessoas, demonstrando o esforço em reconstruir nosso país. Entre as mulheres, a aprovação subiu para 57%, evidenciando a diferença que o governo tem feito na vida de todas nós.”
O deputado Rubens Pereira Junior (PT-MA) comentou em suas redes sociais: “Esses resultados são uma vitória para todos os brasileiros que acreditam em um país mais justo e próspero. É a realização das promessas do presidente Lula na vida dos brasileiros. Continuaremos buscando o melhor para o nosso povo.”
Avaliação por grupo
A aprovação de Lula entre eleitores com renda familiar de até dois salários mínimos é de 69%, com uma reprovação de 26%. Entre os evangélicos, a aprovação subiu de 39% para 42%. Entre eleitores com ensino fundamental, a aprovação aumentou de 60% para 65%, enquanto a reprovação caiu de 37% para 30%.
A pesquisa Genial/Quaest entrevistou 2 mil pessoas em 120 municípios brasileiros entre os dias 5 e 8 de julho, com uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.