Pesquisar
Close this search box.

Efeito Lula: Brasil bate recorde com 100,7 milhões de pessoas empregadas em 2023

Em 2023, sob o governo Lula, o mercado de trabalho brasileiro alcançou novos marcos, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O país atingiu um recorde histórico de 100,7 milhões de pessoas empregadas, um aumento de 1,1 milhão em relação ao ano anterior.

 

O relatório, publicado na sexta-feira (21), aponta que o Brasil registrou o maior número de trabalhadores ocupados e com carteira assinada no setor privado desde o início da série histórica, em 2012.

 

Os dados do IBGE indicam também que a taxa de desemprego caiu 1,8 ponto percentual, fechando 2023 em 7,8%, o menor índice desde 2014. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, foram criados quase dois milhões de empregos formais desde o início do governo Lula.

 

Percentualmente, 57,6% da população com idade para trabalhar (14 anos ou mais) estava ocupada em 2023, o melhor índice dos últimos dez anos. O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado também cresceu significativamente, chegando a 37,7 milhões de pessoas, representando 37,4% dos trabalhadores ocupados.

 

Este é o maior número registrado na série histórica, revertendo a tendência de queda observada desde 2015.

 

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, celebrou a criação recorde de empregos formais. “Nos primeiros três meses deste ano, geramos 720 mil empregos, 34% a mais do que no mesmo período do ano passado. Desde o início do nosso governo, já foram 2 milhões e 190 mil empregos com carteira assinada”.

 

“A valorização dos salários de diversas categorias profissionais, ajustados acima da inflação, e o aumento de mais de 11% no rendimento médio dos trabalhadores em 2023 são recordes históricos.”

 

O crescimento do mercado de trabalho foi impulsionado por setores como administração pública, transportes, alojamento, informação e atividades financeiras.

 

Lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT) e representantes do governo Lula destacaram as políticas de incentivo ao emprego e os programas de recuperação econômica implementados nos últimos anos como fatores cruciais para esses resultados positivos.

 

A recuperação econômica pós-pandemia e a manutenção de políticas de incentivo ao emprego pelo presidente Lula são fatores que devem continuar a impulsionar o crescimento e a formalização do mercado de trabalho nos próximos anos.

 

Com recordes históricos e uma trajetória de recuperação, o mercado de trabalho brasileiro demonstra resiliência e potencial para um crescimento contínuo, beneficiando milhões de trabalhadores em todo o país.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Aviso sobre Comentários


Por favor, esteja ciente de que os comentários neste site são feitos através do Facebook. É importante lembrar que o conteúdo dos comentários é de total responsabilidade de quem os escreve e não reflete necessariamente a opinião do nosso site. Comentários que infringirem a lei, a moral, os bons costumes ou os direitos de terceiros podem ser denunciados pelos usuários, podendo resultar na exclusão da conta do autor.

FAÇA SUA DOAÇÃO

MAIS NOTÍCIAS

Editar perfil
Indicado pela Liderança
Nova Liderança
Local de votação
Status Voto*
Visual Carros
Visual Residência
Nome*
Email*
Whatsapp*
Dia de Nascimento
Mês de nascimento
Ano de nascimento
CEP
Rua
Número
Bairro
Cidade
UF