No último dia 26, a Diretoria Executiva do Sindicato se reuniu em Brasília com o procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, para discutir questões de trabalho e experiências de negociação coletiva dos Metalúrgicos do ABC. Participaram do encontro o diretor-executivo Luiz Carlos da Silva Dias, conhecido como Luizão, o diretor administrativo Wellington Messias Damasceno e a assessora jurídica Célia Rocha. Eles abordaram o conceito de Sindicato Cidadão, fortemente presente na base, e discutiram práticas antissindicais.
“A agenda faz parte de uma iniciativa da Direção do Sindicato em estreitar relações com o Ministério Público do Trabalho e outros atores que compõem a rede de proteção ao trabalhador”, explicou Luizão.
Ele também anunciou que o procurador-geral foi convidado a participar de um evento no segundo semestre, a ser realizado na Sede dos Metalúrgicos do ABC, para discutir principalmente o assédio eleitoral, considerando que este ano haverá eleições para prefeitos, prefeitas, vereadores e vereadoras em todo o país.
Os dirigentes abordaram temas sensíveis à categoria e ao movimento sindical, como a contribuição negocial, e apresentaram um modelo inovador de negociação coletiva. Um exemplo citado foi o acordo firmado em novembro passado com a Volkswagen, em São Bernardo, que garante, entre outros itens, a manutenção de postos de trabalho por um período de pelo menos cinco anos, beneficiando mais de oito mil trabalhadores da montadora.